Tipos de Peças Teatrais

Blog de marcosalves :teatro em todos os tempos por Marcos Alves, Tipos de Peças Teatrais

Foto: Marieta Severo e Ítalo Rossi em Antígona, de Sófocles (1991)

 

           Os tipos de peças teatrais na Grécia eram: Tragédia, comédia e a sátira.         

           O gênero mais respeitado era a tragédia, considerada séria e superior às demais.  A tragédia tratava de temas religiosos e do conflito entre grandes heróis e heroínas com as leis divinas e a luta que travavam com seu destino.  Os espectadores acreditavam que ao assistirem a uma tragédia, conseqüentemente estariam em estado de “purificação” ou  passando por uma “transformação”. Os autores de tragédias mais conhecidos são: Ésquilo, Sófocles e Eurípides.  

           A comédia tratava de assuntos cotidianos, por isso era tida como menos nobre. A preocupação dos autores ao escreverem uma comédia seria a de procurar divertir os espectadores com assuntos triviais com enfoque no ridículo, por vezes se referiam ao comportamento dos políticos e pessoas importantes daquela sociedade. Os autores que se destacaram foram Aristófanes e Menandro. 

           Os dramas satíricos, ou sátiras, eram tragédias mais curtas, com um tratamento de humor e ironia. Pátrinas foi o autor mais conhecido.

            Por ocasião dos festivais, a cada dia um autor apresentava três tragédias e uma comédia. Para os gregos, qualquer assunto poderia ser levado a serio ou criticado, mas no final das contas, tudo teria que terminar de um jeito divertido.Os festivais eram organizados todos os anos em dias fixos e o comparecimento das populações era  maciço, inclusive das localidades próximas.. Os festivais eram patrocinados pelos cidadãos ricos (mecenas) e ofereciam esse festival à comunidade. 

           Os autores se tornavam famosos entre seus compatriotas e recebiam premiações e honrarias. Mas o público que comparecia aos festivais era muito crítico quando alguma apresentação não agradava.             Essas peças escritas nesse período são encenadas até hoje. Se tornaram universais por tratarem de temas que ainda hoje são discutidos no mundo todo, tratam dos sentimentos mais profundos dos seres humanos como, por exemplo, o amor, o ódio, o ciúme e a inveja

sábado 24 março 2007 16:41



2 comentário(s)

  • 123 Qui 13 Nov 2014 17:48
    Se é burro cara, que loucura
  • qwertyuiop Seg 12 Mai 2014 22:20


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.166.101.170) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para marcosalves

Precisa estar conectado para adicionar marcosalves para os seus amigos

 
Criar um blog